quinta-feira, 27 de junho de 2013

Novas pragas em milho Bt

Matéria publicada originalmente pelo portal Agrolink:

“Após cinco anos de uso do milho BT, nós estamos vendo que algumas pragas estão ocupando esse novo cenário que antes era da lagarta do cartucho do milho”. A afirmação é do entomologista e consultor ad hoc do Instituto Phytus, Dr. Mauro Tadeu Braga.

Falando ao Momento Phytus dessa semana, o especialista apresenta o cenário atual das variedades híbridas introduzidas no Brasil em 2007, quando vieram para combater lagartas como a Spodoptera frugiperda. Segundo ele, mais de 75% do milho plantado no país é da variedade BT.

“Com a diminuição dos inseticidas na fase vegetativa do milho, algumas pragas estão despontado. Destaca-se em algumas regiões, em especial no estado do Paraná, a larva gerada pelo adulto Diabrotica speciosa, que desce para o sistema radicular e causa um dano muito significativo”, explica.

Ele destaca outra praga muito importante para o milho, e que tem ganhado o status de praga principal – os ‘pulgões’: “No ano passado, o Paraná recebeu três aplicações de inseticida visando o controle na ‘safrinha’. E esse ano novamente temos tido algumas infestações de ‘pulgões’, especialmente no oeste do estado”.

“O produtor e o assistente técnico devem ficar muito atentos, porque é uma praga de difícil controle, e que pode causar perdas de até 50%, como algumas pesquisas já demonstram. É possível que tenhamos que monitorar mais os híbridos de milho com BT, que antes controlavam a lagarta, mas hoje já deixam a desejar”, alerta Braga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário