quinta-feira, 15 de março de 2012

MT terá formulário sobre aplicação de agrotóxicos

Nova obrigatoriedade para os produtores rurais no Mato Grosso sobre a aplicação de defensivos agrícolas.

Preencher 17 itens de um questionário sobre a forma de aplicação de defensivos agrícolas nas lavouras. Este é o novo “tema de casa” dos produtores mato-grossenses. A nova exigência foi intitulada pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), como Guia de Aplicação, que é uma cobrança antiga, mas que será colocada em prática somente neste ano.

Os agricultores terão que preencher os produtos utilizados no campo nos casos de pulverização terrestre com equipamentos tratorizados ou autopropelidos. O não cumprimento das normas pode resultar em notificação e até em multa.

Conforme o engenheiro agrônomo responsável pela unidade do Indea, em Sinop, Marcelo Magalhães Pioli, a aplicação de agrotóxico realizada de forma inadequada pode, por exemplo, ao invés de matar as ervas daninhas, atingir a plantação da fazenda vizinha. “Se a pessoa não tiver preparo, ou equipamentos apropriados na hora da aplicação de agrotóxicos, pode acabar atingindo lavouras de outras propriedades, e são vários fatores, como corrente de ar, má utilização de equipamentos, entre outros”.

Nestes casos, os produtores prejudicados devem procurar os fiscais do Indea para denunciar e especificar os prejuízos. A partir da denúncia, o Instituto abre um procedimento para investigar, e, se caso for comprovado, o autor é obrigado a ressarcir o prejudicado e ainda pagar uma multa que pode variar entre R$ 9,254 a R$ 46,270.

O gestor do núcleo técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Eduardo Godoi, explica que o produtor deve estar com a guia devidamente preenchida quando houver fiscalizações do Indea na propriedade. "Após a aplicação dos defensivos agrícolas, as guias deverão ser preenchidas, assinadas e arquivadas por um período de dois anos para que quando houver fiscalização do Indea o produtor tenha tudo em mãos e evite multas".

No questionário, o empresário rural deve informar a temperatura ambiente na hora da aplicação, direção e velocidade do vento, entre outros quesitos. Para não confundir, o Instituto e a Federação deverão realizar palestras orientativas em alguns sindicatos rurais do Estado sobre o assunto. "Os técnicos do Indea farão palestras informativas nos sindicatos explicando como este guia deve ser preenchido, como é o procedimento, as verificações e as fiscalizações e esclarecer as dúvidas dos produtores".

Publicado pelo site Agro Notícias MT. Só Notícias/Aline Dessbesell, de Sorriso

Nenhum comentário:

Postar um comentário