segunda-feira, 13 de maio de 2013

Devastação de plantações levanta suspeitas de bioterrorismo

Segundo declaração do presidente da Seagri, devastação de plantações de algodão no oeste baiano pode ser bioterrorismo, diz Seagri A destruição das plantações de algodão e soja registrada em nove municípios do oeste baiano e em mais quatro estados brasileiros pode ser resultado de bioterrorismo, afirmou o secretário estadual da Agricultura e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura, Eduardo Salles. As plantações estão sendo devastadas pela lagarta Helicoverpa Armigera, praga que tem causado grandes prejuízos a produtores no estado. A infestação, nunca registrada em solo brasileiro, já causou prejuízos superiores a R$ 1 bilhão e compromete 228 mil hectares de algodão somente na Bahia. A suspeita de um possível ataque bioterrorista é investigada pela Polícia Federal (PF) e pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Em uma reunião em Barreiras, nesta sexta (10), entre produtores, secretários de Agricultura, Meio Ambiente e Saúde dos municípios afetados, além de promotores do Ministério Público Estadual (MP-BA) e do Trabalho (MPT), ações e regras foram definidas para a aplicação do produto agroquímico Benzoato de Amamectina no combate à lagarta. Segundo Salles, o produto, importado, já está em solo brasileiro e chegará ao município de Luís Eduardo Magalhães até quarta (15), onde ficará armazenado e autorizado o uso sob o monitoramento da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Os promotores dos Ministérios Públicos aguardam ainda as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para dar sequência ao processo de aplicação. “Estima-se que com a utilização deste produto específico para a Helicoverpa aconteça redução populacional para assim podermos agir no manejo da lavoura”, afirmou Salles. Publicado em BN - Bahia Notícias

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Atualização Receita Agrowin - Abril / 2013


Está disponível a nova versão do Sistema de Receituário Agronômico referente ao mês de abril de 2013. As principais mudanças efetuadas estão descritas a seguir:

PRODUTOS INCLUÍDOS NO SISTEMA:

- Ametrina Atanor 50 SC: Herbicida à base de Ametrina 50%. Recomendado para o controle em pré-emergência de diversas espécies de plantas infestantes em cana-de-açúcar.

- Bovemax EC: Inseticida microbiológico à base de Metarhizium anisopliae 2,5%. Recomendado para o controle de Mahanarva fimbriolata em cana-de-açúcar.

- Heat: Herbicida à base de Saflufenacil 70%. Recomendado para o controle em pós-emergência de diversas espécies de plantas infestantes em algodão, arroz, batata, cana-de-açúcar, feijão, girassol, mamona, milho, soja e trigo e para antecipar o ponto de colheita em algodão, batata, cana-de-açúcar, feijão, girassol e soja.

- Methamax EC: Inseticida microbiológico à base de Metarhizium anisopliae 2,5%. Recomendado para o controle de Mahanarva fimbriolata em cana-de-açúcar.

- Rivax: Fungicida sistêmico à base de Carbendazim 25%. Recomendado para o controle de Phaeoisariopsis griseola em feijão; Cercospora kikuchii, Erysiphe diffusa, Phakopsora pachyrhizi e Septoria glycines em soja.

- Shelter: Inseticida à base de Fipronil 25%. Recomendado para controle de diversas pragas de feijão, pastagens e soja através de tratamento de sementes.

- Teor: Inseticida à base de Fipronil 80%. Recomendado para controle de Diabrotica speciosa em batata Migdolus fryanus, Diatraea saccharalis, Heterotermes tenius, Cornitermes cumulans, Neocapritermes opacus, Procornitermes triacifer e Atta capiguara em cana-de-açúcar.

- Trichodermax EC: Fungicida microbiológico à base de Trichoderma asperellum 3%. Recomendado para o controle de Fusarim solani, Rhizoctonia solani e Sclerotinia sclerotiorum em soja e para Sclerotinia sclerotiorum em feijão.


PRODUTOS ALTERADOS NO SISTEMA:

- Alto 100: Conferido via nova bula. Extensão de uso para aplicação no solo em café. Alteradas frases de recomendação.

- Dual Gold: Conferido via nova bula. Extensão de uso para girassol e Cenchrus echinatus e Panicum maximum em cana-de-açúcar. Alteradas frases de recomendação.

- Navus: Conferido via nova bula. Alterado nome comercial para LIMPIDU. Alteradas frases de recomendação.

- Ranman: Conferido via nova bula. Extensão de uso para alface, cebola, melão, rosa e uva. Alteradas frases de recomendação.