quarta-feira, 20 de março de 2013

Aplicação correta de agrotóxicos

A pulverização de agrotóxicos é uma das atividades mais corriqueiras no dia-a-dia de uma lavoura, mas também é motivo de muitas dúvidas por parte dos agricultores e dos próprios técnicos. Por isso é interessante esse artigo publicado pela Rehagro, que esclarece algumas das dúvidas mais comuns existentes na pulverização.

O artigo completo poderá ser lido aqui.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Novos agrotóxicos liberados para algodão

Reportagem publicada originalmente no site do MAPA. Acesse a notícia original aqui

Para controlar o avanço da lagarta Helicoverpa zea que está atacando lavouras de algodão, na região Oeste da Bahia, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou o uso de dois produtos biológicos (Virus VPN HzSNPV e Bacillus thuringiensis) e três químicos (Clorantraniliprole, Clorfenapyr e Indoxacarbe), no combate à praga. Estes agrotóxicos já possuem registro no Brasil e a extensão da aplicação destes será publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira, 15 de março. A partir desta data, os produtos já estarão disponíveis para comercialização.

A inserção para utilização restrita dessas sustâncias foi concedida em caráter emergencial após negociações entre os Ministérios da Agricultura, Saúde e Meio Ambiente, no âmbito do Comitê Técnico para Assessoramento de Agrotóxicos (CTA). Outras estratégias também estão sendo estudadas para tratar das contingências e serão aprovadas ao longo da validade da emergência.
Atento aos fatos, o ministro Mendes Ribeiro Filho, entrou em contato com o governador da Bahia, Jacques Wagner, no início do mês de março, para informar sobre as medidas adotadas pelo ministério da Agricultura. Mendes Ribeiro também determinou que Embrapa designasse pesquisadores para acompanhar o assunto. Além disso, o Mapa criou ainda um gabinete de emergência fitossanitária, na Bahia, com o apoio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado.

Quando esses registros forem liberados poderão ser acessados através do nosso site www.receituarioonline.com.br